(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 99725-4404

Agentes de risco: o que são?

Por:Redator Analytics Brasil
Higiene Ocupacional

19

mar 2018

Agentes de risco são agentes que podem causar danos à saúde do trabalhador. Entender a necessidade da identificação e controle dos agentes de risco é de suma importância, uma vez que a elaboração de documentos como o Mapa de Riscos e o PPRA requerem conhecimento específico destes agentes.

Para saber mais sobre agentes de risco, continue lendo este artigo! Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades.

Os agentes de risco

A Portaria Nº 3.214 do Ministério do Trabalho é responsável por regulamentar as NRs (Normas Regulamentadoras), normas que regem a saúde e segurança no ambiente ocupacional. A Norma Regulamentador Nº 9 (NR-9) possui informações acerca dos agentes de risco, bem como sua classificação.

Podemos definir os agentes de risco como substâncias que, fora do limite de tolerância, quando expostos aos exercícios dos trabalhadores, podem causar danos à saúde dos mesmos. Estes danos nem sempre possuem consequências imediatas, pois os problemas vão depender de fatores como a intensidade da exposição, o tempo que o trabalhador ficou exposto, etc.

Podemos caracterizar agentes de risco segundo a NR-9, que define:

9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Tipos de agentes de risco

Segundo a legislação vigente, existem cinco tipos de agentes de risco que o trabalhador pode ser exposto. São eles: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Riscos químicos – cor vermelha

Pode-se definir riscos químicos como todo produto, mistura, composto ou substância que, nas formas de fumo, névoa, poeira, neblina, vapor ou gás, possa penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória ou pela ingestão. Um exemplo de risco químico é a sílica cristalina, que, quando exposta ao funcionário em longo prazo, pode resultar na doença respiratória Silicose.

Riscos físicos – cor verde

Os riscos físicos são caracterizados por toda forma de energia que afeta o funcionário fisicamente, podendo ocasionar em doenças ocupacionais. Podemos citar como exemplos de riscos físicos: ruídos, vibrações, pressões, temperaturas elevadas, radiações e etc.

Riscos biológicos – cor marrom

Os riscos biológicos são aqueles provenientes de microorganismos que podem penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, em contato com a pele ou por ingestão. Os riscos biológicos incluem bactérias, protozoários, parasitas, vírus, etc.

Riscos ergonômicos – cor amarela

Os riscos ergonômicos compreendem esforços físicos intensos, levantamento de peso manual em excesso, postura inadequada, ritmos de trabalho muito intensos e ininterruptos, altas repetições, etc. Em longo prazo, estes riscos podem causar graves problemas ao trabalhador, como perda de movimento e de sensibilidade.

Riscos de acidentes – cor azul

Estes riscos incluem ambientes ou situações que causem riscos de acidentes no ambiente de trabalho, como equipamentos e maquinário sem proteção e certificação, ferramentas inadequadas para o uso, iluminação errônea, ligações elétricas em desacordo, etc.

A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fonte:  http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr9.htm

http://www.camara.gov.br/sileg/integras/839945.pdf


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

comercial@analyticsbrasil.com.br